domingo, 10 de novembro de 2013

Etiqueta na visita ... Algumas dicas do que pode ou não fazer!!!


 



A tão esperada hora chegou, mamãe e bebê no quarto e os amigos e familiares todos ansiosos na sala de espera para poderem subir e conhecerem o mais novo membro da família, mas calma o nascimento não é uma copa do mundo ou uma corrida de formula 1, portanto SIM temos que tomar alguns cuidados e SIM temos regras na hora da visita.

Vou falar que não foi fácil meu primeiro dia de visitas, o limite dentro do quarto eram 4 pessoas e quando dei conta tinham apenas 13 pessoas (quase nada né, rs). Eu ganhei o Fabrício às 15h01 foi uma cesariana (sim eu fiz cesária, e não, não foi horrível como a maioria diz, num outro post conto um pouco) cheguei no quarto quase às 19h00 a visita era até às 21h00, então imaginem como estavam todos.

Enfim eu ali dopada toda horrível com cara de acabada e as pessoas fotografando e falando alto e aquilo de inicio não me importou, pois ainda estava sobre efeito de calmantes, mas com o passar do tempo foi criando uma irritabilidade tão grande que eu não aguentei ao fim da visita e pedi que ninguém mais subisse.

No segundo dia também o quarto lotado e ai não foi só eu que me irritei, meu pequeno já estava mais atento a tudo e também se irritou e nem a minha mãe e nem meu namorido estavam no quarto, me lembro de pedir chorando para que minha mãe subisse e a visita se encerrasse, pois tanto eu quanto o Fafa estávamos exaustos.

Darei algumas dicas do que vivi e do que já ouvi outras mamães dizendo e você mamãe de primeira viagem pode pedir ajuda para o papai ou pra quem estiver te acompanhando nessa fase, para que possa passar as instruções aos visitantes.

1.                       Visita breve e curta

A primeira visita a maternidade acredito que seja limitada a familiares pais, avós e irmãos, a mãe está se recuperando e o bebê se adaptando a vida aqui fora. Umas dicas, familiares geralmente vão à visita noturna e se você amigo de longa data quiser fazer uma visita tenta durante o dia além de mais tranquilo não gera tumulto;

2.                       Higiene

Pra mim o essencial e necessário, o bebê ainda não tem nenhuma das vacinas, está em um local propicio á infecções e bactérias então antes de ter contato com a mãe e o bebê é legal pedir que lavem as mãos e braços (na altura do cotovelo) e passem em seguida álcool gel; (lembro que no meu quarto logo na entrada já tinha uma pia e já deixava um álcool gel do lado)

3.                       Beijo, Abraço e Aperto de mão

Isso não é brincadeira de “pera, uva, maçã ou salada mista (brincadeira...rs) então não tem necessidade de ficar beijando o bebê, apertando as pobres bochechas ou pegando em sua mãozinha (que muitas vezes eles ficam colocando na boca), então vovó e titia não esqueçam sem beijinhos e apertões;

4.                       Fumantes

Um hábito terrível, esse na minha família lembro que eu e o Eduardo pegamos no pé dos pais dele e da tia também, e do meu pai que são fumantes, então sempre antes das visitas proibíamos eles de fumar, afinal se pra nós o cheiro já incomoda imagina para o bebê . Segundo o pneumologista as substâncias do cigarro impregnam em roupas e nas mãos e os resíduos que ali ficam são tão prejudiciais quanto a própria fumaça.

5.               Falando em cheiros....

Aos amantes de banho de perfume evitem ao máximo, ou melhor já sabe que está indo visitar nem passe perfume, quantas vezes peguei o Fabricio no colo e quando senti estava o cheiro do perfume das pessoas impregnado nele. Um conselho para as mamães, quando percebia o cheiro forte de perfume pedia que a pessoa colocasse a fraldinha no peito em que fosse apoiar o bebe, essa dica da fralda de pano vale também para quando a pessoas vem direto do trabalho e não tem como trocar de roupa.

6.               Fotos e flash

Ao fotografar o bebê tire o flash, a luz forte pode incomodar e acabar estressando o pequeno (a).
Todas essas dicas valem para visitas na maternidade ou em casa.


Agora sobre as visitas em casa:

7.               A tal visita rápida

Bom não me lembro de ter acontecido comigo, mas já li e ouvi relatos de parentes no meio da noite, ou pessoas que vão para café da manhã, almoço e janta. A mãe nas primeiras semanas está se adaptando aos horários do bebê, nessa fase o bebê costuma mamar de 3 em 3 horas fazendo com que a mãe aproveite para tirar um cochilo nesses intervalos, então visitas sempre anunciadas antes, ideal 2 semanas após de nascido, com no máximo 40 min. de duração (são suficientes) e nunca jamais visitas NOTURNAS;

8.               Mamadas, nos deixe sozinhos!

Nesse ponto também sem dificuldades, nunca tive problemas, o Fabrício nota 10 nesse quesito, mas é bom que seja um momento tranquilo só da mamãe e do bebê, muitas vezes há bebês que tem dificuldade em consegui pegar o bico ou muitas vezes acabam machucando a mãe e o que menos queremos nessas horas é aquela tia ou amiga dando dica de como fazer, ou aquela criança curiosa perguntando o que acontece, então deixe esse momento reservado aos dois;

9.               O tal conselho ou comparação

AHHHH isso teve e muito, lembra daquele ditado “se conselho fosse bom, a gente vendia” tem sempre uma comparação de partos, qual é melhor, sobre peso e tamanho da criança e por ai vai. Nos primeiros dias a mãe está sensível e em fase de adaptação e tudo é novo e desconhecido, respeite se quiser realmente ajudar, dê apoio e atenção, é tudo o que queremos e precisamos.

10.            Lembrancinha

Não aconteceu comigo mas fica a dica  PEGUE APENAS UMA!!!



Bom espero que tenham gostado.

Beijos Didi

Nenhum comentário:

Postar um comentário